13 porquês para ler "Os 13 Porquês" de Jay Asher


Olá pessoinhas e amantes de fita cassete, tudo bem com vocês?
Que tal ter esse livro na sua lista de leituras de férias? Não sabe nenhum motivo para te fazer lê-lo? Bom, a gente te ajuda e te dá treze!

13 porquês para você ler “Os 13 porquês”

1.    A Sinopse
Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra na porta de casa um misterioso pacote com seu nome. Dentro, ele descobre várias fitas cassetes. O garoto ouve as gravações e se dá conta de que elas foram feitas por Hannah Baker - uma colega de classe e antiga paquera -, que cometeu suicídio duas semanas atrás. Nas fitas, Hannah explica que existem treze motivos que a levaram à decisão de se matar. Clay é um desses motivos. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento. ”

2.    Para os fanáticos por livros com teor psicológico, você com certeza deveria ler “Os 13 porquês”

3.    O livro possui drama e suspense.

4.    Se você gostou de Alasca Young de “Quem é você, Alasca? ” você também vai gostar de Hannah Barker, inteligente, emblemática e cheia de conflitos.

5.    É uma história tão realista que não é difícil imaginar que isso poderia acontecer com alguém próximo de você.

6.    Você se vê frente aos dois lados da história: de quem causou e de quem sofreu.

7.    O livro traz à tona diversos assuntos do mundo adolescente: namorados, amizades, confiança, fofocas e até mesmo denúncia de abuso. Até onde um boato pode mudar a vida de uma pessoa? 

8.    É possível compreender, através desse, os pequenos atos que consideramos por vezes insignificantes, mas que podem virar grandes bolas de neve e causar impactos gigantes nas vidas das pessoas. É uma forma de ajudar a perceber sinais que indicam depressivos/suicidas.

9.    O livro possui interatividade, como se você estivesse na vida de Clay Jensen ouvindo as fitas e encontrando os pontos no mapa (que também vem disponível no livro) marcados por Hannah.

10.  A última edição do livro lançado pela Editora Ática, traz nas últimas páginas “Telefones e endereços úteis” aconselhando quem se identificar com os sintomas de Hannah a  procurar por ajuda.

11.  “Os 13 porquês” não tenta vitimar nenhum dos lados, ou colocar algum deles como correto e o outro como desumano. Ele só mostra a tristeza daqueles próximos de Hannah, aqueles que eram seus amigos e os que não se importavam, além de claro, não julgar alguém prematuramente e repensar seus atos.

12. O livro aborda um tema pesado e suas causas. É algo bem real e que nos leva a repensar nossas atitudes. Foi a primeira coisa que fiz ao fechá-lo, depois de finalizado. Meu comportamento com meus amigos é legal? As pessoas que inventam mentiras sobre as outras sabem o que pode se passar na cabeça da vítima? Como se sente alguém que passa por esse tipo de constrangimento? 


13. O livro vai ser adaptado como série original Netflix! A produtora será Selena Gomez, e o elenco conta com a presença de Brandon Flynn(Justin), Christian Navarro(Tony), Alisha Boe(Jessica), Dylan Minnette (Clay) e Katherine Langford (Hannah Barker). Brian Yorkey criou e escreveu a adaptação da série contendo 13 episódios.

Share this:

JOIN CONVERSATION

2 comentários: